Redução de mamas e a amamentação

Mulheres com redução de mama podem amamentar? 

A maioria das mulheres submetidas à cirurgia de redução de mama é capaz de produzir leite, mas nem todas produzem uma quantidade suficiente para amamentar exclusivamente. Fato é que não conseguimos prever isso antes do bebê nascer, mas vale muito a pena tentar porque em diversos casos é possível sim!

Incisões ao redor da aréola e técnicas cirúrgicas que incluem o descolamento completo das aréolas e mamilos são mais propensas a causar reduções na produção de leite. Com o passar do tempo, os ductos que foram cortados durante a cirurgia podem voltar a crescer ou formar novas vias, e os nervos podem recuperar a funcionalidade, permitindo que a mãe produza leite. Uma cicatriz ao redor de toda a aréola após a redução da mama não necessariamente indica um descolamento completo, pois pode ter permanecido ligada a tecidos contendo nervos, ductos e suprimento de sangue. A quantidade de leite produzida dependerá do número de ductos conectados e da funcionalidade dos nervos que permitem a lactação, além de outros fatores além da cirurgia, como hormônios e uma técnica adequada de amamentação (esvaziamento adequado e efetivo!). Ademais, há que se considerar também a quantidade de tecido glandular retirado. Bebês de mães que fizeram cirurgias mamárias devem ser cuidadosamente monitorados e as mães podem precisar de apoio especializado no manejo clínico da amamentação.

Uma coisa importante que quero ressaltar aqui: amamentação NÃO precisa ser 8 ou 80! Uma experiência de amamentação bacana não necessariamente tem a ver com uma produção plena uma vez que a suplementação pode ser feita apoiando-se a amamentação! Nesses anos de experiência como consultora o que posso dizer pra vocês é que sucesso na amamentação é algo relativo e muito particular de cada dupla!

Isa Crivellaro 
Fonoaudióloga e IBCLC 

Deixe um comentário