Ordenha manual: como fazer?

Ordenha manual é bacana porque para fazê-la você precisa tão somente dos seus seios e da sua mão (rs). Contudo, é uma prática que exige certo treino e, portanto, depende da nossa habilidade em fazê-la. De maneira geral, o ideal é que você faça uma boa massagem na mama antes de começar a ordenha e a cereja do bolo pra você realmente se sair bem nesse tipo de ordenha é você CAPRICHAR na massagem e saber exatamente ONDE deve pressionar a mama pra facilitar a expressão. Como você já deve saber, o bebê quando extrai o leite da mama não abocanha o mamilo, mas boa parte da aréola, então é exatamente essa região da mama que você deve pressionar. E como saber? 
.
👉 Faça uma prega com os dedos em lados opostos da aréola (polegar e médio, ou polegar e indicador) com uma distância de, em média, 4 cm da base do mamilo e pressione os dedos indo em direção à parede torácica e tentando aproximar a polpa dos dedos, sem deslizar os dedos sobre a pele. Vá sentindo e testando as diferentes regiões até que vc perceba que está em contato com o tecido glandular, pois é ali que devemos pressionar.
.
👉 Nunca use os dedos para simplesmente pressionar o mamilo por que, dessa maneira, provavelmente você irá coletar algumas poucas gotas de leite. Sinta, avalie e descubra seu corpo! Descubra qual o melhor ritmo para alternar esses movimentos! Ir mudando a direção dos dedos (rotação na direção dos dedos) também faz com que estimulemos diferentes quadrantes e regiões e isso certamente vai otimizar o volume ordenhado, assim como a alternância das mamas durante o processo (5 vezes a cada expressão) pode otimizar muito também Por fim, a ordenha manual deve ser algo confortável e, portanto, se há algo que não vai bem, reavalie a técnica que você está utilizando.
.
👉 Pra saber mais sobre esse assunto e outros relacionados com amamentação e volta ao trabalho confira meu e-book sobre o assunto clicando no link abaixo:

Isa Crivellaro
Fonoaudióloga e IBCLC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *