De repente, de uma semana pra outra, seu bebê perde um monte de roupa. E junto com isso, aquelas mamadas que estavam mais ou menos “regradas” viram uma loucura! As vezes ele resolve mamar de hora em hora! E por que há esse aumento da demanda? Uiii, será que meu leite secou? Provavelmente não.
Nossos bebezucos, em seu primeiro ano de vida, passam por fases chamadas picos de crescimento, que duram geralmente alguns dias, seguido de um retorno ao “padrão” anterior de mamadas. Essas são fases em que ocorrem esses estirões e, nada mais lógico (pro bebê) do que mamar mais nesse período, afinal, a ingesta tem de acompanhar esse ritmo mais acelerado de crescimento.
Agora vamos lembrar da fisiologia relativa à produção de leite (entendendo a importância da livre demanda): nosso seio é uma fábrica de leite, confere? Como toda boa fábrica, vai produzir de acordo com a demanda, ou seja, quando há um aumento no estímulo (bebê mamando com mais freqüência, tô crescendo mais rápido nessa fase!), naturalmente haverá um aumento da produção. Resumindo: a livre demanda permite que a produção de leite materno se ajuste perfeitamente às necessidades do bebê em cada fase do seu crescimento. Não é demais, minha gente?!
Isa Crivellaro
Fonoaudióloga e IBCLC