? O leite humano é uma substância absolutamente dinâmica ?: sua composição e aparência são variáveis e sofrem algumas interferências, mudando ao longo do dia e com o passar dos dias e meses.
:
? O leite materno pode ser branco, amarelo claro ou até mesmo ter uma coloração mais azulada. O consumo de determinados alimentos e bebidas também podem influenciar sua coloração; dietas ricas em alimentos com altos níveis de caroteno (inhame, abóbora, cenoura, etc) podem torná-lo amarelo ou laranja. Os corantes alimentares usados em refrigerantes, bebidas de frutas e sobremesas gelatinosas têm sido associados ao leite que é rosa ou laranja rosado. O leite com uma tendência esverdeada tem sido associado ao consumo de algumas bebidas de cor verde, algas marinhas, ervas ou grandes quantidades de vegetais verdes (como o espinafre).
:
? Leite com tom rosado pode indicar a presença de sangue, podendo isso ocorrer com ou sem a presença de traumas mamilares (não sendo prejudicial ao bebê , embora a ingesta de sangue possa trazer algum desconforto). O leite materno nos primeiros dias também pode ter um aspecto mais marrom (leia o post sobre a “síndrome do cano enferrujado” aqui no nosso insta) e isso tende a se normalizar em alguns dias.
:
? Ocasionalmente, a presença de sangue no leite materno também pode ter relação com a ocorrência de: mastite, papilomas ou até mesmo câncer de mama (esteja sempre com seus exames em dia, embora na imensa maioria dos casos essa não seja a principal causa!). Embora essa seja outra condição rara, o leite materno também pode ficar rosa quando da presença de uma bactéria chamada Serratia Marcescens. Nesses casos, embora não haja recomendações claras, o tratamento com antibióticos é altamente recomendado devido ao alto risco de sepse associado a essa bactéria.
? Caso haja dúvida, busque avaliação profissional!
? ??
Isa Crivellaro
?⚕️ Fonoaudióloga e IBCLC