É preciso preparar os seios para a amamentação?

Muitas pessoas me perguntam se é preciso preparar os seios para a amamentação. Assim como o corpo se modifica significantemente para gestar um bebê, ele se modifica também para amamentá-lo. Todas as mudanças fisiológicas, portanto, favorecem o processo de amamentação e por isso, tudo e qualquer coisa que se faça no sentido de interferir na natureza do corpo da mulher, podem atrapalhar todo o processo.

O aumento no tamanho da mama durante a gestação é algo que varia muito de mulher pra mulher. Em média, verifica-se um aumento médio de 700g por mama. Dentro do tecido mamário, observa-se um aumento do tecido glandular e uma diferenciação celular, afinal, agora elas precisam se preparar pra produzir o mais perfeito alimento!

Durante a gestação, os mamilos ficam mais maleáveis afim de facilitar sua preensão. As glândulas de Montgomery ficam maiores e a aréola escurece. E essa é a graciosidade da Natureza: ela auxilia o RN a localizar e abocanhar aquele que será (ou deveria ser) seu porto seguro por muito tempo: o seio materno. Os mamilos possuem uma hidratação natural, não sendo necessários banhos de sol e muito menos esfregar os seios com bucha! Da mesma forma, o uso de cremes, óleos ou sabonetes na região são desaconselhados.

Um certo desconforto no início do processo é comum, uma vez que a sensibilidade da região encontra-se aumentada. Em geral, percebemos uma melhora significativa nas primeiras duas semanas. Para se evitar possíveis possíveis fissuras, o importante é aprender sobre a pega correta, tema de um futuro post do Tetê nosso de cada dia!

Resumindo: o lance é curtir a gestação, aprender bastante sobre amamentação e deixar a natureza fazer seu papel! 🙂

Até a próxima!



Deixe um comentário