Estou gripada (ou resfriada), devo parar de amamentar meu bebê?

A entrada do Outono traz consigo um aumento significativo de doenças respiratórias, gripes e resfriados. E a primeira pergunta que surge pra mãe que amamenta é: posso amamentar estando gripada (ou resfriada)?

Nesses casos deve-se manter a amamentação SIM, tomando-se cuidado logicamente com os medicamentos utilizados, sempre verificando se os mesmos são compatíveis com a amamentação! 
Uma boa fonte de consulta nesse sentido é esse site AQUI assim como o manual disponibilizado pelo Ministério da Saúde sobre amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias, que você pode acessar AQUI
O leite materno é a principal, senão a única, proteção disponível que seu bebê possui nestes casos. Uma das primeiras coisas que nosso corpo faz quando estamos doentes é produzir anticorpos específicos pra lutar contra a doença e esses anticorpos vão diretamente pro leite materno. A continuidade da amamentação garantirá a proteção do bebê contra a doença, ou caso ele fique doente também, que esta se manifeste de maneira mais branda. Nesses casos, uma ingesta bacana de líquidos ajudará o corpo da mãe a evitar possíveis quadros de desidratação. Além disso, o uso de máscaras, bem como uma higiene adequada das mãos quando em contato com o bebê, auxiliam a evitar a transmissão da doença.
Às mães doentes que leram esse post, desejo melhoras e aos bebês muito tetê!
Até a próxima!

Deixe um comentário