Leite materno não virá água, tampouco perde suas propriedades nutricionais e imunológicas. Ele é dinâmico e vai se modificando na medida em que a criança cresce (não canso de achar isso incrível ?!)
? Após os 6 meses de vida, o leite materno sozinho não dá conta das necessidades nutricionais de um bebê que segue se desenvolvendo super rápido e, por isso, outros alimentos vão sendo apresentados para que COMPLEMENTEM sua dieta. Não é a toa que chamamos de alimentação complementar, afinal o leite materno segue sendo o principal alimento da criança até 1 ano de vida.
? Há situações muito pontuais, por exemplo, alguns casos de mães com cirurgia bariátrica, em que se faz necessário o acompanhamento nutricional de ambos. E por que?
? Porque pode acontecer da mãe não conseguir absorver determinados nutrientes em função da cirurgia. Se ela não absorve, não há como esses nutrientes estarem presentes no seu leite.
? Então nesses casos a fórmula é melhor? Não! Nesses casos, o acompanhamento de ambos por um profissional que apoie a amamentação e avalie a melhor forma dessa suplementação nutricional ser realizada é a melhor opção!
Isa Crivellaro
Fonoaudióloga e IBCLC