Água é importante pra quem está amamentando? Sim! Aliás, pra qualquer ser humano, certo?
Tomar litros e litros de água garantem uma boa produção? Naaaaaaaão!!
Para termos uma produção adequada de leite precisamos ter um bebê mamando em livre demanda de maneira EFETIVA.
Quando pensamos na importância da água, o grande lance é que precisamos repor aquilo que “perdemos” durante a amamentação. E falando em números, o que isso significa?
Um bebê, a partir de 1 mês de vida, mama, em média, em torno de 750 a 900 ml de leite num período de 24 horas. Ou seja, além do que seu corpo precisa normalmente (e isso gira em torno de 2 a 3 litros ao dia), é isso que você precisa tomar A MAIS num dia.
Beber água em excesso só vai fazer seu rim ter que trabalhar como louco (além do fato de vc passar o dia no banheiro fazendo xixi, afinal, seu corpo não está acostumado com uma mudança brusca em termos de ingesta) . É claro que se você bebe pouca água, é legal você tentar criar estratégias pra que esse consumo aumente de maneira gradativa, afinal, isso vai fazer bem pra você em diversos aspectos.
A grande dica que te dou aqui é: aprenda a observar os sinais que seu corpo dá. Se você está com sede, é porque seu corpo precisa de água e aumentar sua ingesta vai te trazer benefícios que vão além da amamentação!
Mas não pense que é isso que vai fazer sua produção ser top das galáxias. Isso é parte do processo e seu corpo certamente vai te dar sinais se a baixa ingesta for um problema.
Bom, espero que esse conteúdo tenha sido útil pra você. Se gostou, compartilhe, envie por direct ou simplesmente comente aqui embaixo!
Beijos e até a próxima!
Isa Crivellaro
Fonoaudióloga e IBCLC