Pára e pensa:
Você sempre leva o mesmo tempo pra comer? Sua fome é igual em todas as refeições? E a quantidade de comida?
Arrisco dizer que sua resposta foi não para todas essas perguntas e sabe por que? Porque essa “máquina” que é o nosso corpo foi desenvolvida de modo que nossos sistemas possam “conversar” entre si e nos permitam aprender a responder aos nossos sinais de fome e saciedade.
E olha que incrível: esse aprendizado começa na amamentação! Quando um bebê mama em livre demanda, “pede” mamá quando está com fome (e nem sempre só por esse motivo, vale lembrar!) e solta a mama quando está satisfeito. Vejam que oportunidade incrível a experiência de amamentação em livre demanda oferece aos bebês: aprender a lidar com os sinais do próprio corpo! E de quebra, ainda garantimos que façam uma ingesta suficiente capaz de garantir seu crescimento e desenvolvimento.
Quando tentamos isso, gente, acreditem, na maioria das vezes “dá ruim!”. Vc pode até ter aquela amiga que resolver dar o mamá de 3 em 3 horas e super funcionou… mas acredite: é sorte! Amamentação e relógio não combinam e, no meu entender, estipular tempo e intervalo entre mamadas vai totalmente contra a nossa fisiologia e natureza :)
Bom, se vc gostou desse conteúdo, me ajuda a espalhar por ai?
Beijos e até a próxima!
Isa Crivellaro
Fono e IBCLC