Termos uma dieta equilibrada é sempre muito benéfico independentemente de sermos mães lactantes ou não, mas o que precisamos ressaltar aqui é o fato de que, a não ser que seu bebê tenha um diagnostico de alergia, NÃO é necessário que você siga uma dieta específica.
É muito comum mães receberem orientações relativas à exclusão de alimentos como feijão, brócolis, repolho, dentre outros, em se pensando na cólica do bebê. Dos 0 aos 3 meses de idade, é perfeitamente normal que os bebês apresentem algum desconforto por terem um sistema digestivo imaturo. Isso, via de regra, não tem qualquer relação com algo que você comeu.
O leite materno é espécie-específico, ou seja, ele é adaptado exatamente às necessidade do bebê humano. As chances dele ter algum efeito potencialmente negativo ao bebê são mínimas (há rarissimas exceções como por exemplo, em casos de galactosemia).
A proposição de dietas à mães lactantes é algo ultrapassado e sem qualquer fundamento científico.
Coma e seja feliz, passar pelo puerpério já não é fácil, ter que passar por essa fase cheias de restrições alimentares é tortura.
Isa Crivellaro
Fonoaudióloga e IBCLC