Você sabia que o volume de leite produzido/ingerido por mamada é algo que varia ao longo do dia (e também de uma dupla pra outra)? Por conta dessa variabilidade, quando pensamos nesse volume, em geral consideramos o total consumido num período de 24 horas, que, em média, é de cerca de 750 a 900 ml para os bebês com idade entre 1 e 6 meses.
Para os recém-nascidos esse volume de ingesta é algo que aumenta gradativamente ao longo do primeiro mês, tendo total relação com o aumento da sua capacidade gástrica neste período.
A grande sacada na realidade é aprendermos a reconhecer os sinais de uma mamada efetiva. Se com frequência, mesmo passando um bom tempo no peito, o bebê chora, está irritado ou suga os dedos, talvez tenha algo a ser ajustado.
Os bebês costumam aprender rápido e, por volta dos três meses, uma boa mamada pode durar de 5 a 15 minutos. Mas, os recém-nascidos precisam de mais tempo, já que ainda estão se acostumando com essa função (além de estarem vivenciando a exterogestação). Como tem sido por aí?